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Desafio Circuito RC - Síntese



OBJETIVO

     Neste desafio, analisaremos um circuito de resistores e capacitores. O objetivo é entender como os componentes do circuito, como a resistência dos resistores escolhidos, a capacitância do capacitor e a constante de tempo gerada afetam o carregamento deste capacitor. Para tanto, faremos uso de um Arduino simulado no TinkerCad. O arduino servirá de fonte de energia para alimentar o circuito e também utilizaremos suas portas analógicas para fazer a leitura da tensão elétrica, momento a momento. Isso nos traz a necessidade de produzir um código que diz ao arduino o que fazer com os dados de leitura. Este código, por sua vez, vai converter os dados lidos do circuito e realizará as operações matemáticas necessárias para que obtenhamos nossos resultados. Os dados produzidos na leitura servirão de insumo para que criemos uma planilha mostrando a curva de carga de acordo com as propriedades dos componentes inseridos no circuito.


     CIRCUITO UTILIZADO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS:



Links:







Douglas:https://www.tinkercad.com/things/fApidVcUoA6






Código:

// Declaracao variavel tempo (positiva)
unsigned long tempo;

void setup() {
  
  // Estabelece comunicacao com porta serial  
  Serial.begin(9600);
  
  // Define pinos de saida
  pinMode(2, OUTPUT);
  pinMode(4, OUTPUT);
  pinMode(7, OUTPUT);
}

void loop() {
  
  tempo = millis();
  
  // Lendo valor decimal pelo fio laranja na porta A0
  int vr = analogRead(A0);
  // Transformando para volts
  float vrVolt = vr * 5.0 / 1023;
  // Voltagem do capacitor = Voltagem total - Voltagem resistor
  float vcVolt = 5.0 - vrVolt;
  
  /**
   * Capacitor carregado, led verde ligado
   */
  if (vcVolt > 4.99 || vcVolt == 5.0) {
  digitalWrite(2, HIGH);
    Serial.print("[Capacitor CARREGADO]  ");
  } else {
  digitalWrite(2, LOW);
  }
  
  /** 
   * Capacitor carregando, led amarelo ligado
   */
  if (vcVolt > 0.1 && vcVolt < 4.99) {
  digitalWrite(4, HIGH);
    Serial.print("[Capacitor carregando...] ");
  } else {
  digitalWrite(4, LOW);
  }
  
  /** 
   * Capacitor descarregado, led vermelho ligado
   */
  if (vcVolt == 0) {
  digitalWrite(7, HIGH);
    Serial.print("[Capacitor DESCARREGADO]  ");
  } else {
  digitalWrite(7, LOW);
  }
  
  // Imprime no monitor serial
  Serial.print("Capacitor: ");
  Serial.print(vcVolt, 2);
  Serial.print("   ");
  Serial.print("Tempo: ");
  Serial.print(tempo);
  Serial.print("   ");
  Serial.print("Resistor: ");
  Serial.println(vrVolt, 2);
  delay(100);
  
}
RESUMO TEÓRICO:


  1)     Introdução
Um capacitor é um elemento que reage à passagem de corrente elétrica através do acúmulo de cargas elétricas.
- Capacitores armazenam energia eletrostática (podem cumprir a função semelhante à de uma bateria).
- Ao passo que o capacitor descarrega, a ddp entre seus terminais decresce rapidamente.
- Capacitância: Mede a capacidade de um capacitor armazenar carga.
Sua unidade é medida em farad, representada pela letra F.

2)     Constante de tempo (τ)
A constante de tempo expressa em segundos o tempo necessário para que VR seja reduzido até o valor de V0 / e , ou seja, reduzir a 1/e  em relação ao valor inicial.
Ela pode ser representada pela equação de regressão, sendo essa uma exponencial:

VR=V0*e^-kt

Na qual a constante de tempo é obtida por: τ = 1/k

Também podemos obter a constante de tempo multiplicando o valor da resistência em ohms, pelo valor da capacitância:

τ =R*C

- Manipulando a expressão, podemos variar a constante de tempo (τ):

  • Fixando certo valor para C, e variando o valor de R.
  • Fixando certo valor para R, e variando o valor de C

Através do uso de planilhas, podemos observar graficamente essas variações.


                                                VARIANDO A RESISTÊNCIA



Simulação 1: 

Tensão total = 5 V
Capacitancia = 1µF
Resitência = 1MΩ 







Simulação 2: 
Tensão total = 5 V
Capacitancia = 1µF
Resitência = 20MΩ 




ANÁLISE

Para a análise, medimos a variação de tensão no capacitor e no resistor em função do tempo. Com os dados obtidos, criamos uma tabela e a partir dela pudemos iniciar nossas comparações. Para as condições iniciais com um resistor de 1MΩ, uma capacitância de 1*10^-6 denota um gráfico com curva mais acentuada, indicando que a tensão passa com boa facilidade pelo circuito, podemos concluir também que conforme a tensão cai, a carga do capacitor aumenta.

Já no segundo modelo, aumentamos a resistência associada em 20 vezes chegando a 20MΩ e mantemos o mesmo valor para a capacitância. Com os dados obtidos, podemos notar que a curva no gráfico se tornou mais alongada, sugerindo uma resistência maior à passagem da tensão pelo circuito e, como consequência, temos um tempo maior para que a carga chegue ao máximo.

Portanto, concluímos que a constante de tempo é diretamente proporcional ao valor da resistência associada, logo, a curva demora mais para acontecer, pois a resistência é maior.

VARIANDO A CAPACITÂNCIA

SIMULAÇÃO 3:

Tensão total = 5 V
Capacitancia = 2µF
Resitência = 1MΩ 

COMPARAÇÃO DA VARIAÇÃO GRÁFICA DO VR NA SIMULAÇÃO 1 COM A SIMULAÇÃO 3:

ANÁLISE

Neste terceiro modelo, aumentamos a capacitância 2 vezes chegando a 2µF e mantemos o mesmo valor para a resistência. Com os dados obtidos, podemos notar que a curva no gráfico se tornou mais alongada, sugerindo uma resistência maior à passagem da tensão pelo circuito e, como consequência, temos um tempo maior para que a carga chegue ao máximo.

Portanto, concluímos que a constante de tempo é diretamente proporcional ao valor da capacitância, o que faz com que a curva demore mais para acontecer.


3) Associação de capacitores

    3.1) Associação em série

Na associação em série de capacitores, quanto maior for o número de capacitores associados, menor será a capacitância equivalente do circuito.

Para encontrarmos a capacitância equivalente de um circuito em série, podemos utilizar a seguinte fórmula:

Ceq=  (C1×C2)/(C1+C2 )

Obs: A expressão acima pode ser usada somente aos pares de capacitores. Caso seja uma associação com um número n de capacitores, devemos usar:

Ceq=  1/(1/C1 +1/C2 +1/C3 +⋯+1/Cn )


    3.2) Associação em paralelo

Na associação em paralelo de capacitores as capacitâncias se somam, ou seja, quanto maior for o número de capacitores associados em paralelo, maior será a capacidade total de armazenar energia. Portanto, para encontrar a capacitância equivalente, basta somá-las: 

Ceq= C1 + C2 + C3 + ... + Cn

CIRCUITO UTILIZADO

Links: 
André:https://www.tinkercad.com/things/c3b8RPDB6yg
Caio:https://www.tinkercad.com/things/hKVTWh4tQ4q
Douglas: https://www.tinkercad.com/things/5CdQ4YaeIys
Pedro:https://www.tinkercad.com/things/dmeGtwjTH5Q


SIMULAÇÃO 4:

Tensão total = 5 V
Capacitor Série1  = 20 µF
Capacitor Série2  = 8 µF
Capacitor Paralelo1= 8µF
Capacitor Paralelo2= 8µF
Resitência = 20









Comparação do decrescimento do VR no circuito em série com o circuito em paralelo.


ANÁLISE

Na quarta Simulação, colocamos 2 capacitores em serie, os quais possuem resistência de 8 e 20 µF, respectivamente. Além de outros 2 capacitores em paralelo, cujas capacitâncias são ambas de 8 µF.  Os valores das resistências foram mantidos. Com os dados obtidos, podemos notar que a curva no gráfico dos capacitores em paralelo se tornou mais alongada, ou seja, o VR (tensão da resistência) leva mais tempo para chegar a 0. O que ocorre devido ao fato da capacitância equivalente aumentar quando os capacitores estão em paralelo. Por outro lado, quando os capacitores são associados em série, o valor da capacitância equivalente diminui.




Comentários

  1. Desafio 1 apenas RC
    Desafio 2 conversores ADC em marcadores vc deveria separra-los para a correção. Avisei em aula online sobre esta necessidade
    Falta tb o diário de cada aluno

    ResponderExcluir
  2. "....O objetivo é entender como os componentes do circuito, como a resistência dos resistores escolhidos, a capacitância do capacitor e a constante de tempo gerada afetam o carregamento deste capacitor. "

    O objetivo deste desafio é compreender o processo de carga e descarga de um capacitor em um circuito RC serie, compreendo o funcionamento deste componente e quais condições físicas que estabelecem maior ou menor retenção de carga, qual é a aplicabilidade deste capacitores , estudar a lei exponencial de carga e descarga, e obter esta curva por meio de simulação com o Arduino no tinkercad.
    Todo este processo de estudo é realizadado para servir de base para a construção de um protótipo de capacímetro


    Na teoria acerca da lei exponencial ela deveria ser explicada


    quando vc adiciona a expressão VR=V0*e^-kt não é possível compreender o que ela representa.

    Que ddp é esta? pq decai esta ddp? vc tem um capacitor e um resistor.

    O capacitor esta sendo carregado ou descarregado? Confuso demais

    Definir capacitor vai muito alem dos itens citados

    Nao falou sobre dielétrico

    Introdução teórica insuficiente


    Como marcadores, vc deveria ter adicionado aqui objetivos.

    Nao encontrei a introdução teórica sobre o tema, apenas um resumo muito superficial..

    Orientações foram repassadas em cada aula de orientação e registrada em vídeo disponível em https://onedrive.live.com/?authkey=%21AE9eIyJkvlN%5FkZE&id=D96CE8A4B37022E0%21168559&cid=D96CE8A4B37022E0

    Trata-se de um projeto da disciplina e desde inicio de maio este desafio foi repassado

    Os marcadores deveriam conter e postagem separadas sobre Introdução teorica, objetivos, procedimento experimental, dados e resultados , analise e conclusao.

    Como vcs fizeram não é possivel acompanhar o trabalho. O blog não permite ao leitor compreender o que foi desenvolvido nem os objetivos. Nao fornece uma contextualização do problema. Fica a sensaçãode que a equipe nao sabia exatamente o que estava propondo.

    Nao desenvolveu o protótipo do capacímetro


    As postagens se misturam , não existe uma organização.

    Trata-se de um trabalho cientifico e um diário de pesquisa, cuja leitura deve ser facilitada por meio de marcadores.

    Alem disso a equipe tb não adicionou marcadores para cada um dos participantes de modo a acompanhar o diário de cada aluno




    Objetivo precisa ser melhorado

    ResponderExcluir

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