Objetivo
Este
projeto tem como objetivo desenvolver uma aplicação que faz conversões.
Uma dessas conversões é realizar a leitura de um caractere do monitor serial do TinkerCad, converte-lo para o código representante na tabela ASCII e depois converter este número para binário e hexadecimal.
Já a segunda parte
é fazer um conversor AD, que nada mais é do que um conversor
analógico-digital. A ideia é fazer a leitura de um potenciômetro conectado a uma porta analógica do arduino, transformar este sinal em frases de 8 bits e depois, converter o valor obtido nas outras bases numéricas, como binária e hexadecimal.
Introdução Teórica
Nas nossas experimentações estamos utilizando em nosso circuito um potenciômetro. Este é um dispositivo de resistência variável, que pode aumentar ou diminuir a tensão do circuito no qual foi inserido.
O potenciômetro possui 3 pinos de conexão, sendo os das extremidades, pinos de entrada e saída da corrente elétrica e a ordem que são não importa, mas determinam para qual lado o dispositivo vai cortar totalmente a tensão ou liberá-la totalmente. Já o pino do meio é o cursor, que define o quão resistente será o potenciômetro.
Seu valore de resistência pode variar bastante, podendo ser encontrados com resistências de 1kΩ e 10kΩ, sendo este último um dos mais comuns.
As aplicações práticas deste dispositivo são as mais variadas possíveis, mas o propósito geral é controlar intensidades. Podemos encontrar potenciômetros em botões de volumes de som, que aumenta ou diminui a intensidade do som produzido, ou em interruptores de lâmpadas, que servem para diminuir a luz, mas sem apagá-las completamente.
Fazer uma revisão ortográfica.. Melhorar a frequência das postagens..mas evoluiu consideravelmente
ResponderExcluir