Pular para o conteúdo principal

Desafio de Conversores

Objetivo 

Este projeto tem como objetivo desenvolver uma aplicação que faz conversões. Uma dessas conversões é realizar a leitura de um caractere do monitor serial do TinkerCad, converte-lo para o código representante na tabela ASCII e depois converter este número para binário e hexadecimal.  
Já a segunda parte é fazer um conversor AD, que nada mais é do que um conversor analógico-digital. A ideia é fazer a leitura de um potenciômetro conectado a uma porta analógica do arduino, transformar este sinal em frases de 8 bits e depois, converter o valor obtido nas outras bases numéricas, como binária e hexadecimal. 

Introdução Teórica 

Nas nossas experimentações estamos utilizando em nosso circuito um potenciômetro. Este é um dispositivo de resistência variável, que pode aumentar ou diminuir a tensão do circuito no qual foi inserido. 

 
O potenciômetro possui 3 pinos de conexão, sendo os das extremidades, pinos de entrada e saída da corrente elétrica e a ordem que são não importa, mas determinam para qual lado o dispositivo vai cortar totalmente a tensão ou liberá-la totalmente. Já o pino do meio é o cursor, que define o quão resistente será o potenciômetro. 

 
Seu valore de resistência pode variar bastante, podendo ser encontrados com resistências de 1kΩ e 10kΩ, sendo este último um dos mais comuns. 

As aplicações práticas deste dispositivo são as mais variadas possíveis, mas o propósito geral é controlar intensidades. Podemos encontrar potenciômetros em botões de volumes de som, que aumenta ou diminui a intensidade do som produzido, ou em interruptores de lâmpadas, que servem para diminuir a luz, mas sem apagá-las completamente. 

 

 

Comentários

  1. Fazer uma revisão ortográfica.. Melhorar a frequência das postagens..mas evoluiu consideravelmente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Circuito RC – Capacitores e Resistores Parte 2

Continuando a postagem anterior... Em ambas as planilhas foi fixado o valor do C = 1*10^-6, na primeira planilha foi definido um valor de R = 1*10^6. Já nessa segunda planilha foi definido o valor de 20*10^6 para a Resistência. Como resultado foi obtida uma constante de tempo 20 vezes maior que a constante de tempo da planilha anterior. CIRCUITO DE ONDE SAIRAM OS DADOS DA PLANILHA: André: https://www.tinkercad.com/things/1slSDRVVSAS Caio: https://www.tinkercad.com/things/21Uh8koZmx6 Douglas: https://www.tinkercad.com/things/fApidVcUoA6 Pedro: https://www.tinkercad.com/things/lY4IhvSRO0x

Conversão de Base

Ao longo da história humano surgiram vários sistemas numéricos diferentes, u m bom base 6, outros com base 8. Um exemplo disso é o relógio analógico , que usa um sistema de numeração com base 60 . Entretanto, o sistema que se tornou mais popular foi o sistema decimal, ou de base 10, que conta com 10 algarismos, sendo eles os números de 0 a 9. Para saber qual a representação de um número em outra base, precisamos fazer uma conversão, que é muito simples , basta seguir a explicação a seguir.   Vamos começar com números decimais, que fazem parte da base numérica na qual estamos mais acostumados no nosso dia-a-dia. Relembrando um pouco, a base decimal conta com 10 algarismos , de 0 a 9 e que, a depender da posição que ocupam em um número, podem representar valores diferentes. Detalharemos isso mais adiantes. Agora, vamos nos ater a converter o s números decimais para outra base e vamos escolher a base 2, ou binária para este exemplo.   O processo de conversão da base decimal é